Noivas de Portugal

12 dicas para ter as melhores fotografias de casamento

PARTILHE ESTE CONTEÚDO

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

NEWSLETTER

Todas as novidades da Noivas de Portugal no seu e-mail.

Pedro Filipe Fotografia

Ter imagens incríveis do dia do casamento é o que todos os noivos pretendem. Para isso, a Noivas de Portugal dá-lhe algumas dicas!

Através destas dicas, poderá relembrar os melhores momentos com as fotografias e voltar a sentir o ânimo do casamento. A reportagem fotográfica do grande dia é muito importante e não deve ser deixada ao acaso. 

1. Reserve tempo para a sessão de fotos

As fotos dos noivos são as mais bonitas de qualquer casamento. Para que essas fotografias saiam bem, é preciso dedicar-lhes algum tempo. Afinal, o dia do casamento é longo e podem ser precisas algumas horas para se conseguir ter um bom portefólio. Vai ser uma linda lembrança para partilhar com a família e amigos o futuro.

Os especialistas recomendam cerca de 1 hora, se forem 2 horas ainda melhor. Esqueça os seus convidados por um tempo. Lembre-se: a sessão fotográfica dos noivos costuma ser feita após a cerimónia, mas este momento não é só dedicado a fotos. É também uma boa ocasião para viverem os primeiros momentos enquanto marido e mulher.

2. Naturalidade e sentimentos

Quando os noivos são naturais e os sentimentos estão à flor da pele, as fotos ficam com um estilo muito especial. Isso reflete o que acontece, sem artifícios e sem interferir no que está a acontecer, ou seja, as lentes da câmara gravam desde a preparação até o final, proporcionando naturalidade e espontaneidade. Aliás, pense num álbum com toques da natureza como couro, madeira, tecido…

Profoto Studios

3. Fotos de grupo: quanto mais cedo melhor

Fotógrafos ou organizadores de casamento recomendam tirar fotos em grupo o mais rápido possível. Um bom momento é o cocktail e aí o casal fará questão de que todos os convidados estejam incluídos no álbum. Normalmente nesses horários, os convidados estão relaxados, o que garante boas fotos. Todos os detalhes contam e num casamento muito mais!

4. Fundos bonitos são importantes

Durante o dia do casamento, as fotos são tiradas em espaços principais como: a sua casa, a cerimónia, o local do cocktail, o banquete, a festa…As fotos que tem de todos esses momentos ficarão muito melhores se forem pensadas. Não se trata de fazer uma photocall para cada locar, basta pensar numa área de cerca de 3-4 metros de largura com um “fundo” o mais claro possível.

Aliás, se houver uma photocall na festa, certifique-se de que imprime em tecido fosco, de forma a evitar reflexos. 

Profoto Studios

5. Quanto mais luz, melhores serão as fotografias

Convém que tenha em consideração a luz dos locais. Se o local estiver muito escuro, será difícil tirar as fotos. Assim sendo, nas típicas fotografias em casa, tente posar perto das janelas, para que haja luz natural. Se a festa acontecer à noite, exija que a iluminação seja de luz branca. Nunca coloque uma luz amarela ou laranja (ou de outro tom), caso contrário as fotos sairão dessas cores. Isto não quer dizer que não seja possível adicionar iluminação colorida complementar, no entanto, a luz branca tem de ser a protagonista.

6. Sessão de fotos pré-casamento 

Por vezes, os futuros cônjuges pedem uma sessão de fotos antes do casamento para não perder nenhum detalhe do grande dia. Se optar por esta sessão lembre o seu fotógrafo de que deve imaginar que é o dia do casamento e enquadrar todos os pormenores.

 
Feel Creations - Wedding Photo & Film

7. Leve em consideração a postura do seu corpo

Todos os modelos ficam perfeitos nas fotos precisamente por conhecerem as posições que mais os favorecem. Não se trata tanto do físico, mas sim da maneira de posicionar o corpo.

O melhor conselho é alongar-se, virar um pouco os ombros para trás e respirar profundamente. Irá notar que o seu tórax se vai elevar, os ombros vão retrair-se um pouco e a sua postura corporal vai melhorar. Tente manter uma postura ereta em todos os momentos das fotografias.

8. Encontre um espaço para fotos na área de dança

A área de dança pode ser um espaço onde acontecem momentos mágicos e inesquecíveis. Por vezes, é reservada uma parede lisa e são colocados adereços para as pessoas se fantasiarem. Os convidados tendem a soltar-se mais e a divertir-se bastante.

Peça ao restaurante que nesta zona haja iluminação branca. As fotos vão ficar ótimas!

 
Pedro Filipe Fotografia

9. Capte os detalhes das fotos

As imagens que mais se destacam e são diferentes umas das outras são aquelas que focam os pequenos detalhes. Muitos fotógrafos e casais transmitem esses elementos. Os anéis, os óculos, as expressões dos convidados os arranjos de flores ou a decoração são muito interessantes de enquadrar.

10. Encontre um espaço para fotos na área de dança

Ao longo do enlace, existem cenas que não se repetem mais. O primeiro olhar como cônjuges, o primeiro beijo, a dança lenta da noiva e do noivo, a dança da noiva e do pai ou do noivo com a mãe, o grupo de amigos com os noivos, emoção na família…Todos esses detalhes têm de ser escolhidos pelo fotógrafo, para que possa relembrá-los mais tarde.

 
Fotolux - Wedding Photography

11. O sorriso

Qual é a expressão que reflete felicidade? É claro que é o sorriso e, por isso, é importante sorrir, mas não de forma exagerada. Se o sorriso for muito grande os olhos fecham, sendo o melhor um sorriso tímido, sincero e discreto. Aliás, não terá de forçá-lo porque ficará o dia todo com um sorriso.

12. Aposta em preto e branco

Há casais que arriscam e usam preto e branco nas fotografias. Com o advento do digital, já não somos obrigados a escolher previamente a tonalidade das imagens. 

O fotógrafo pode mudar de cores para preto e branco num instante. As suas fotos vão ficar muito originais e terão um toque retro.

 
Feel Creations - Wedding Photo & Film

Gostou das nossas dicas? Encontre mais artigos no nosso site!

NEWSLETTER

Todas as novidades da Noivas de Portugal no seu e-mail.

REGISTER

Your personal data will be used to support your experience throughout this website, to manage access to your account, and for other purposes described in our privacy policy.

Publicidade

Entre em contacto connosco

Obrigado pelo seu interesse.

Entraremos em contacto consigo brevemente.