Catarina Vassalo, fundadora e designer da Cata Vassalo, conta-nos como foi o seu percurso na indústria dos casamentos, como uma mulher empreendedora.
Tivemos o prazer de estar à conversa com Catarina Vassalo, que nos passou o testemunho de uma mulher empreendedora no mundo bridal. Assim, também fomos capazes de conheces mais um bocado da história da marca e a pessoa por detrás dela.
Foi na infância que Catarina Vassalo começou a fazer acessórios, uma atividade que esteve sempre presente na sua vida, mesmo quando se mudou com o marido. Assim, mudou-se para Valência, onde abriu a sua primeira loja que vendia as peças que criava, e posteriormente para Inglaterra. Em Espanha existia uma grande tradição das convidadas se dedicarem muito àquilo que iam vestir e usar nos vários eventos que tinham e, por essa razão, as clientes visitavam-na muito.
O nascimento da marca
Foi com a venda do seu primeiro toucado de convidada, no dia em que os príncipes William e Kate se casaram, que o mundo dos casamentos começou. “Mais tarde vieram as noivas e comecei a trabalhar com o mercado português e com as nossas noivas. Sempre acreditei que cada pessoa é única e, por isso, as peças que usam no seu dia especial devem refletir essa singularidade”. E com a crença de que todos os detalhes importam, nasce a Cata Vassalo.
A partir dali muitas foram as noivas que começaram a visitar a marca e a fazer pedidos para a criação de peças, o que lhe permitiu evoluir nas suas técnicas e materiais, criando assim a sua própria linha, que traduz a singularidade das pessoas que a procuram. A marca foi crescendo, fruto do trabalho e dedicação da equipa, atualmente composta por doze mulheres.
Desafios encontrados
Com crescimento de uma marca, surgem novos desafios. E, por isso, é necessário ter a responsabilidade de nunca desistir perante os obstáculos encontrados, nomeadamente a pandemia. Catarina comenta que é necessário procurar criatividade em tudo o que se faz e, principalmente, aprender e inovar constantemente em todo o processo e escolher as pessoas certas. Acredita também que é importante desenvolver boas relações com os outros players: “Criar sinergias e ajudar-nos a crescer em conjunto. E também estabelecer relações muito próximas e de grande confiança com as pessoas que nos escolhem. Na Cata Vassalo sabemos o nome das nossas clientes, conhecemos os seus gostos e queremos sempre criar-lhes momentos e experiências memoráveis”.
Nos lançamentos das coleções de noiva veem as suas peças ganhar vida nas modelos fotografadas e depois nas pessoas para quais as peças são pensadas, momentos que se destacam pela motivação que dão a toda a equipa: “Adoramos receber as imagens das nossas noivas e ler as palavras que nos escrevem depois dos seus casamentos”.
Um dos momentos mais marcantes
A designer destaca o desfile Utopia by Cata Vassalo em 2023: “Foi um sonho que tínhamos – uma utopia como diz o nome – e que conseguimos tornar realidade! Em 2024 voltamos a realizá-lo e estamos muito ansiosas por isso”.
Catarina Vassalo deixa ainda uma mensagem para as mulheres que aspiram deixar a sua marca no mundo da moda de noiva: “Serem fiéis a si mesmas. Trabalharem na sua linha, na sua assinatura, na sua criatividade, naquilo em que acrescentam valor e que é único e nunca deixarem de procurar formas de se superarem e evoluírem todos os dias”.
Por fim, enfatiza que a marca se orgulha muito das pessoas que as escolhem e confiam em si para criar peças não só para os momentos mais importantes, mas também para dar um toque a um look do dia-a-dia: “Receber as fotografias desses dias e ler o que nos escrevem é sem dúvida o que nos deixa mais orgulhosas”.
Embora sejam uma marca, não deixam de ser um conjunto de pessoas que partilham os mesmos valores e que adoram o que fazem, dedicando-se de corpo e alma ao seu trabalho. Valorizam muito os detalhes e a unicidade: “Estamos constantemente a tentar evoluir, crescer e fazer peças únicas”. Cata Vassalo é uma marca muito verdadeira e autêntica.