No passado dia 13 de abril faleceu Mary Quant, um dos nomes mais conhecidos no mundo da moda por ter popularizado a minissaia.
Conhecida como revolucionária no setor da moda e ícone do feminismo, as criações de Mary Quant inspiravam-se e destinavam-se essencialmente às tendências jovens. O que na altura, no início da década de 60, representou uma grande reviravolta no mundo da moda internacional já que os costureiros de renome apostavam fortemente na alta-costura. Nessa época, as roupas desenhadas por Mary Quant eram similares às usadas pelas pequenas bailarinas, já que incluíam curtas saias de pregas, meias brancas e sapatos com fivelas brancas.
Para além do vestuário, Mary Quant também esteve presente e influenciou outros segmentos de beleza feminina, como a maquilhagem (com uma linha mais natural, ao contrário dos produtos utilizados na época) e os famosos cortes de cabelo angulares.
Assim como o seu cabelo que era uma marca registada, os seus desfiles e vitrines das lojas também eram únicos. A estilista, inspirada na juventude e na música, trouxe materiais e modelagens inovadoras para a época, o que fez com que Mary ficasse cada vez mais conhecida e se tornasse assim, um ícone.
Alexandra Shulman, antiga diretora da Vogue, descreveu Quant como “uma líder na moda e no empreendedorismo feminino”, uma “visionária que foi muito mais do que um corte de cabelo ótimo”, autoria de Vidal Sassoon.
Nesse sentido, se hoje usamos minissaias, roupas coloridas e podemos vestir aquilo que queremos, deve-se ao papel de Mary Quant enquanto pioneira que preveu a necessidade de liberdade no mundo da moda.
Vestidos de noiva que a fará brilhar
No mundo da moda nupcial é cada vez mais frequente encontrarmos vestidos de noiva curtos e belos que relembram as populares minissais e ainda, realçam a nossa beleza.
Quer ver-se atrevida, elegante e sexy no seu dia especial, que tal uma minissaia para a acompanhar e quem, sabe a acompanhe também numa escapadinha com o seu par? Veja as melhores opções que as marcas oferecem.