Noivas de Portugal

Entrevista a Gio Rodrigues

PARTILHE ESTE CONTEÚDO

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
CONSTANCE-Web-Banner-Noivas-de-Portugal-700x920px-2

NEWSLETTER

Todas as novidades da Noivas de Portugal no seu e-mail.

Conhecido por transformar sonhos em realidade, Gio Rodrigues é uma referência na alta-costura portuguesa, criando vestidos únicos e feitos sob medida.

Com atenção a cada detalhe, desde a consulta inicial até os acabamentos artesanais, o designer revela os segredos por detrás da sua paixão pela moda e pelo toque exclusivo que materializa em cada peça.

O “Gio estilista” é muito diferente do “Gio num registo mais pessoal”?

“Sem dúvida… No meu atelier, somos como uma grande família e temos todos uma boa relação onde há espaço para risadas. Aí, eu sou perfecionista… Já na minha vida pessoal, eu sou muito mais descontraído, gosto muito de viver, e para mim acho que não há vida sem uma bela gargalhada.”

O que podemos ver na sua coleção de 2025 e das tendências para este ano?

“2025, para mim, é um mundo de extremos. Vamos ver desde vestidos em crepe bastantes simples – em que o que os distingue são os cortes – até vestidos bastante volumosos, onde o século XVII está bem demarcado… Depois há ali uma grande aposta em decotes quadrados, pérolas e capas.”

Tem um vestido favorito ou que queira destacar desta nova coleção?

“Os meus vestidos são como os meus filhos: não existe favorito… No entanto, há um vestido – o Delfim – que é o que tem recebido mais aplausos dos meus clientes.”

Quando falamos deste tipo de vestidos, falamos de que média de preços?

“Eu diria uma média de 3.000€. Agora, quando é um vestido feito por medida, há espaço para o preço variar, de acordo com o sonho da noiva.”

Qual foi o pedido mais desafiador que já recebeu?

“São tantos… Acho que há sempre solução para alcançar as ideias das noivas. Mas diria que os vestidos desmontáveis, aqueles em que sai uma saia, ou uma capa e que se transformam noutro design, há uma complicação maior… Quando tens 4 looks num só vestido, há um grande desafio, principalmente porque o mais importante é criar um desenho em que as partes desmontáveis não sejam percetíveis.”

Muitas das pessoas que o procuram são convidadas e as próprias mães das noivas. Como é que define o processo de criação de um vestido para a mãe da noiva?

“Eu adoro fazer os vestidos das mães das noivas e noivos, porque elas ficam muito gratas ao ter o designer a valorizá-las tanto neste dia tão importante… É muito gratificante. Primeiro, começamos com uma reunião onde a mãe da noiva me diz o que mais gosta e que partes da sua estrutura prefere dar ênfase. Fazemos também um estudo de cor, para perceber qual é o tom mais compatível com a cliente, e que não corra o risco de ter algum convidado a usar.”

Por fim, quanto à alfaiataria masculina, o que destaca da criação de fatos de homem?

“É curioso porque eu comecei a minha carreira – vai fazer agora 25 anos – com roupa de homem, e só mais tarde é que comecei a fazer senhora e depois passei para os vestidos de noiva. O design para homem sempre foi uma paixão minha, aliás, eu comecei a fazer homem porque tinha muita dificuldade em procurar roupa formal para mim, pela minha estatura alta, e não conseguia vestir roupa que não feita à minha medida. E mais, assim, fazendo também os noivos, sinto que a família fica completa.”

NEWSLETTER

Todas as novidades da Noivas de Portugal no seu e-mail.

REGISTAR

Publicidade

Entre em contacto connosco

Obrigado pelo seu interesse.

Entraremos em contacto consigo brevemente.