
Limpar, hidratar e proteger é a lei do cuidado de pele, mas será que existe relação entre a maquilhagem e o protetor solar?
Quando se trata de cuidados de pele, um dos passos mais importantes é a proteção. A nossa pele deve estar protegida durante o ano todo, mesmo que esteja um dia de chuva. A emissão de raios ultravioletas (UV) é constante independentemente do clima, em dias nublados, mesmo sem sentir, os raios UVA estão sempre presentes. Estes raios UV incidem na pele de forma ligeiramente mais suave, estando maioritariamente responsável pelo envelhecimento da pele.
Já os raios UVB, que experienciamos nos dias mais calorentos do verão, tomam conta das queimaduras solares, devido a uma maior penetração dos raios UV.
O que pode acontecer?
Uma vez que existe uma grande variedade de composições e texturas de proteção solar, alguns componentes do mesmo podem não combinar com a composição da base levando a que, por exemplo, o produto não se adapte bem à pele da noiva, devido ao creme aplicado por baixo.
Para além disso, enquanto é possível ao maquilhador testar que tipo de produto poderá fazer flashback na pele da cliente, torna se um desfio garantir a desempenho que o protetor solar terá nas fotografias profissionais. Tendo em conta que o protetor solar é um creme de pigmento branco, existe a hipótese de se revelar quando o fotografo utiliza o flash, mesmo derretendo na pele durante a aplicação.
Como posso proteger a pele?
Mesmo havendo algumas questões a ter em conta, há sempre forma de manter a rotina de pele no dia do seu casamento:
- Converse com a/o maquilhadora/o
- Teste a atuação do protetor solar na prova da maquilhagem
- Utilize uma base com FPS
- Opte por uma bruma protetora
- Utilize produtos com FPS no dia a dia, de modo a garantir uma pele protegida e hidratada
Assim, certifique-se sempre que o produto que está a usar é indicado para o seu tipo e estilo de pele para o melhor resultado possível!