Noivas de Portugal

Mercedes-Benz Fashion Week 2022

PARTILHE ESTE CONTEÚDO

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

NEWSLETTER

Todas as novidades da Noivas de Portugal no seu e-mail.

A Mercedes-Benz Fashion Week 2022 invadiu Madrid para celebrar as suas 20 edições e oferecer visibilidade a novas artes emergentes espanholas.

Inventado para reconhecer a criatividade e apoiar futuros designers ao longo da sua história no mundo da moda, o prémio tem determinado a carreira de muitos dos seus vencedores, sendo considerado um primeiro passo para a progressão na indústria da moda e abrindo também portas a nível internacional.

São já 20 edições com a presença de jovens que, em algum momento, decidiram apostar na sua paixão e desenhar aquele que é o presente e o futuro da moda espanhola e a Mercedes-Benz Fashion Week 2022 não é exceção.

Vejamos algumas das coleções apresentadas na edição deste ano.

CLARO COUTE

Claro oferece-nos, na Mercedes-Benz Fashion Week 2022, uma coleção com 32 peças extra couture, fabricadas através de materiais como organza, plumas, cetim, pérolas e licra estampada.

O designer opta por peças sobrepostas, misturando tecidos com a silhueta feminina de forma livre, onde podemos encontrar diferentes texturas, técnicas e looks intensos. As cores essencialmente usadas são o preto, o branco e as cores metálicas, porém, não deixa de parte as cores claras como é o exemplo do azul.

Como é possível reparar, Claro opta também por uma inspiração para futuras noivas. Aqui, ajuda as mulheres que pretendem casar com um estilo de vestido mais extravagante e diferente, onde o volume e a abundância são apelidos.

Com mais de 40 anos de experiência, a empresa tem se desenvolvido sob conceitos como o prestígio e a elegância, apresentando fatos representativos e vestindo as mulheres como se fossem influencers, atrizes, celebridades e cantoras nos seus momentos mais únicos e especiais.

ISABEL SANCHIS

Isabel Sanchis é sinónimo de técnicas clássicas, com uma sensibilidade moderna que cria peças muito femininas para uma mulher contemporânea, dando especial relevância aos tecidos, para assim criar as suas características volumosas, presentes em muitos dos seus designs.

É na Mercedes-Benz Fashion Week 2022 que apresenta a próxima coleção – verão 2023, uma coleção muito íntima por se basear nos elementos representativos da sua história, tais como flores e volumes. As flores foram reinterpretadas de diversas maneiras, mas a sua real intenção sempre foi transmitir sentimento através das peças construídas e criar peças elegantes enquanto mantém os valores fundamentais de Espanha e a sua indústria têxtil. A coleção é diversa, representa a diversidade da sociedade em que vivemos, começando com peças de neoprene cortadas a laser, passando pelas peças mais claras de organza ou chiffon e acabando com costuras volumosas, feitas com cetim reciclado e penas.

As cores usadas são poderosas e típicas da natureza, onde o vermelho e o verde predominam, o que confeciona uma força às peças presentes nesta coleção para a mulher de 2023.

MAISON MESA

Com mais de 25 anos de experiência, Juan Carlos Mesa contribuiu para a visibilidade e desenvolvimento da moda em Espanha.

A figura de “Heliogabulus”, um imperador romano do século III a.C., inspira a sua nova coleção. Insultado pelos historiadores, o imperador é conhecido como a primeira pessoa transsexual da história, após revelar o seu desejo de realizar uma cirurgia para mudar o seu sexo e se vestir em trajes femininos. Feminismo, desejo e força são os elementos centrais em volta de todas as roupas, onde uma história sobre poder feminino não depende da raça, da origem, do género ou do tamanho e orientação do desejo de cada um.

A cores luminosas variam entre branco ou amarelo, do azul céu ao dourado, reforçado com o verde e rosas sombreados, contra as suas versões mais intensas. A leveza, a textura, materiais inovadores como laser que se funde com as técnicas de bordado mais clássicas, tais como o ponto “smock” feitos à mão por artesãs da empresa Belán, na Zaragoza, são pontos que se destacam na coleção.

Materiais clássicos contra materiais contemporâneos e inovativos. Assim, será por exemplo o algodão, os cetins, e a seda, contra metálicos, acabamentos com brilhantes, lantejoulas metálicas ou translucidas que criem uma camuflagem militar. Tecidos que refletem a luz e movimento, com o seu brilho e até tecidos que mudam de cor após uma contínua exposição ao sol.

PEDRO DEL HIERRO

Pedro Del Hierro apresentou a sua nova coleção primavera/verão 2023, uma coleção que deixou toda a gente impressionada. A coleção “Capitan Ward” leva-nos para uma ilha deserta, tornando-nos em náufragos e dando-nos o mais precioso dos tesouros, tesouro este que nem o mais corajoso dos capitões consegue encontra: o tempo. As roupas desta coleção são do mencionado náufrago, que gosta de aproveitar o seu tempo sozinho costurando, fazendo croché e bordando.

Podemos encontrar roupas destruturadas e, claro, cada uma delas é personalizada com pequenos detalhes da ilha e do mar, como é o exemplo das pérolas, conchas, pedras e missangas que dão vida à roupa. No fundo, uma coleção que nos faz aproximar e conectar com o mar. Pedro Del Hierro optou por um estilo casual, mas sofisticado.

Apresenta-nos também a sua coleção para homem, onde podemos encontrar t-shirts oversized, casacos do campo, coletes, casacos de primavera e calças plissadas.

A coleção de mulher é inovadora, arriscada e muito feminina. Nesta esta coleção, podemos observar diferentes acessórios, mas o que nos chamou à atenção foi uma mala decorada com tiras de ráfia e outros ornamentos que a tornam ideal para eventos elegantes.

As cores utilizadas refletem também aquele que é o tema da coleção, as quais podemos encontrar numa ilha deserta. Por outro lado, nas roupas noturnas, o preto, o branco e o dourado destacam-se.

O criador fez-nos apaixonar pelo vestido de ceda branco. Um vestido com um design simples, mangas assimétricas e uma saia esvoaçante, este que é uma grande inspiração para uma noiva elegante.

REDONDO BRAND

Jorge Redondo (Cáceres, 1993), diretor criativo da Redondo Brand, começou a trabalhar na indústria da moda em 2008, onde escrevia artigos de moda em jornais. É em 2019 que decide lançar a Redondo Brand, uma marca de moda que combina um pronto a vestir com um serviço de costura, os dois feitos em Espanha. A identidade do seu trabalho reflete-se na qualidade das suas peças com um tom marcante de originalidade e distinção.

Na Mercedes-Benz Fashion Week 2022, o criador surpreende-nos com a sua coleção, combinando tecidos que, até agora, nunca tinham sido intitulados como delicados. Nesta edição, inspiraram-se na Sophia Loren, uma celebridade reconhecida mundialmente, que reflete toda a ideologia que a Redondo Brand pretende transmitir. A marca pretende transmitir a beleza das mulheres que vão além de um vestido espetacular, transmitindo segurança ao cliente.

Optaram pelas cores como o vermelho, rosa e azul nesta coleção.

O estilista surpreende-nos assim com designs em tons de branco, inspirados pelas noivas. As peças têm estilos muito diferentes uns dos outros e cada um transmite-nos a sua verdadeira essência. Presenteia-nos com vestidos curtos e compridos, com renda e lantejoulas para as noivas mais ousadas e sofisticadas.

TERESA HELBIG

A designer catalã, que fundou a sua empresa há mais de 25 anos, apresentou a sua coleção primavera/verão 2023, a qual deu nome ao Helbig Music Fest.

Teresa mostra-nos uma coleção que não passa despercebida, extravagante, festiva, sonhadora e sofisticada, inspirada pelas grandes figuras e ícones da história da música, como por exemplo, Florence Welch, que inspira alguns dos designs como é o caso dos dois vestidos de noiva apresentados. Presta um tributo aos grandes festivais de música de todos os tempos, eventos históricos que ao longo das décadas se tornaram locais de encontro para os amantes da música de todo o mundo e onde, simultaneamente, os artistas partilham o amor pelo seu trabalho e todos juntos, celebram a magia da quarta arte.

Esta coleção engloba materiais como renda de algodão, chiffon de seda e glitter. Destacam-se as cores castanho camel, branco, vermelho, preto e dourado.

Helbig presenteia-nos comum vestido branco inspirado numa noiva mais sofisticada, com uma transparência subtil, fazendo com que se torne simples e ao mesmo tempo, muito elegante.

ULISSES MÉRIDA

O estilista volta ao Mercedez-Benz Fashion Week Madrid e sai pela porta com o prémio de melhor coleção.

Ulisses Mérida é um designer com a sua própria coleção desde 2012, que na sua primeira participação nesta semana da moda, ganhou o prémio “Seagram”, para a melhor coleção.

Esta coleção é inspirada pela liberdade e recriação da escola. O designer imagina a coleção primavera/verão 2023 cheia de cores brilhantes.  O amarelo, é a cor mais intensa e luminosa, seguida do laranja e verde, cores estas que constroem uma coleção rica em cor, com acabamentos metálicos e mate.

Na sua coleção as silhuetas soltas e fluidas destacam-se e podemos observá-las em diversas roupas da coleção.

Outro dos seus sucessos, é o facto de ter duas versões da mesma peça: casacos, vestidos e gabardinas feitas em ganga e de tecidos de festa, ambas com o mesmo padrão, mas com acabamentos diferentes.

Fotografias: Reprodução/Instagram

O que achou deste artigo? Descubra mais desfiles elegantes no nosso site!

NEWSLETTER

Todas as novidades da Noivas de Portugal no seu e-mail.

REGISTER

Your personal data will be used to support your experience throughout this website, to manage access to your account, and for other purposes described in our privacy policy.

Publicidade

Entre em contacto connosco

Obrigado pelo seu interesse.

Entraremos em contacto consigo brevemente.