Entre 12 e 16 de setembro, Madrid tornou-se numa grande passarela onde foram apresentadas as coleções primavera/verão de 2025. Inspire-se nestas propostas para os looks de casamento da próxima temporada.
A Mercedes-Benz Fashion Week reuniu criadores, amantes da moda e meios de comunicação para dar a conhecer as tendências da próxima coleção, com um evento que agregou cerca de 50 desfiles, um workstation de talentos em ascensão e um conjunto de meetings espalhados pela cidade. Entre os designers convidados, foram vários os que trouxeram inspiração bridal para a passarela, com peças que se destacaram pelo seu requinte e elegância.
A 80º edição da MBFW ficou marcada pela coleção de Isabel Sanchis que se destacou pela apresentação de propostas que, quebrando a supremacia do preto e branco, se revelaram a harmonia ideal entre cor e elegância, dando um toque de romance e poder às tendências da próxima coleção. As flores, apresentadas como uma “imagem de marca” da designer, surgem na passarela de um modo mais subtil, cozidas em algumas das peças e/ou conjugadas com uma predominância de acessórios dourados.
Yolancris levou a sua essência para a passarela com uma coleção repleta de feminilidade que não segue tendências, mas sim o instinto. Os seus looks apresentam uma variedade de peças handmade que desafiam as normas tradicionais da indústria. Inspirada no lifestyle boémio dos artistas do século XIX, a designer apresentou as suas peças como um reflexo da expressão artística da época, marcada pela sensualidade e pelo sentido de liberdade. Esta coleção revelou, ainda, o compromisso da marca com diferentes estilos, tecidos e silhuetas.
A versatilidade pisou a passarela da MBFW com a coleção de Pedro del Hierro, que se destacou pelas suas peças inovadoras que transmitem elegância e conforto. As propostas da marca adaptam-se às necessidades do estilo de vida da sociedade contemporânea, oferecendo peças adaptáveis a qualquer situação.
O realce da silhueta feminina através de rendas delicadas, transparências estratégicas e espartilhos justos foi a linha adotada por Claro Couture para a coleção primavera/verão 2025. O chiffon, a seda, os bordados e as missangas provocaram uma sensação de movimento e profundidade nos modelos que desfilaram na MBFW. Com uma paleta de cores variada entre o preto, o branco, o verde e o roxo, a marca pisou a passarela deixando a elegância como um traço caraterístico desta coleção.
De la Cierva & Nicolás foi a autora de uma coleção irreverente que transpira as várias emoções que podem estar por trás de uma lágrima. Composta por faux tweed, organza bordada com filamentos de fibra de vidro e acabamentos em perolados, esta coleção transmite a euforia da felicidade, a melancolia da tristeza e a fúria da raiva através das diversas silhuetas, tons e técnicas presentes, sem deixar de parte a elegância.
Tomando a natureza como ponto de partida, Dolores Cortés apresentou a sua coleção de swimwear composta por uma combinação de cores pastel e pormenores feitos à mão, o que criou uma atmosfera surrealista e sofisticada no visual, ideal, por exemplo, para levar na sua mala de lua de mel.
Lola Casademunt apresentou a sua coleção de primavera/verão inspirando-se na cultura tradicional japonesa e utilizando as gueixas como personagem principal do projeto. A feminilidade e a delicadeza conjugadas com detalhes florais, brilho, formas fluidas e cores vibrantes são o destaque desta coleção composta por tecidos fluidos e delicados, que contrastam com materiais mais estruturados e casuais. A conjugação dos acessórios com as sandálias típicas das dançarinas e com as faixas e cintos feitos com as cores da coleção, refletem uma proposta contemporânea, fresca e sofisticada.
“Lei Zu”, a coleção apresentada por Fely Campo, é um retrato da viagem da designer da Europa até à China. Desde a utilização magistral do tweed até aos padrões mais leves com sedas chinesas artesanais, este percurso estético é uma ode à riqueza, que atinge a sua máxima expressão graças às silhuetas e ao cuidado dos cortes. Esta coleção destaca-se, ainda, por mostrar peças mais sensuais como vestidos camiseiros e maxi kaftans de renda.
A nova coleção da marca Hannibal Laguna apresentou-se como uma proposta inspirada no equinócio da primavera, onde a luz e a cor são as protagonistas de um projeto inspirado pelo universo das flores e o renascimento do sol. A apresentação do estilista esculpe a cintura como eixo da silhueta, acentuando as ancas e expondo os ombros, o que permite caracterizá-la como sofisticada, feminina e com um certo toque de glamour.
Michael Costello apresentou-se na MBFW com uma série de propostas centradas numa paleta de cores onde predominam o preto, o roxo e o dourado. Conjugada com acessórios marcantes como brincos vistosos, o designer realça, através da sua coleção, o empoderamento feminino com um conjunto de modelos arrojados, que valorizam a beleza e a elegância feminina.
Ao nível dos fatos, Félix Ramiro entregou na passarela da MBFW uma coleção inspirada na água e nos nadadores através de uma explosão de fantasia, cor, inovação, cortes assimétricos e bolsos grandes. Com vários acabamentos feitos à mão, a marca expôs um conjunto de padrões icónicos característicos de uma alfaiataria atual e renovada, que transparece modernidade e elegância.
A 80º edição da Mercedes-Benz Fashion Week espelhou a junção da criatividade com a elegância em cerca de cinco dezenas de desfiles, apresentados por vários estilistas, o que permite alcançar uma panóplia de gostos e preferências servindo, assim, de inspiração para uma articulação entre o tradicional e o contemporâneo no setor bridal.